quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

SUGESTÃO DE COMO PRESIDIR UMA ASSEMBLEIA DEMOCRATICA E ORDEIRA


Introdução
 
Acreditamos que a organização de assembleias é muito importante e necessário, por ser prerrogativa legal e ser uma forma consagrada da gestão coletiva e democrática de coletivos de trabalhadores (as). Em geral verificamos muitos trabalhadores (as) sem experiência em assembleias, por isso, essa abordagem como uma atividade educativa, que contribui para que as assembleias se tornem instrumentos cada vez mais acessíveis e legítimos.

O mais importante é planejar com antecedência como se pretende encaminhar os trabalhos, imaginando com antecedência como será o momento da assembleia, quais os interesses que serão defendidos, combinando com antecedência com os que vão compartilhar da condução da assembleia, como se dará o encaminhamento dos trabalhos.

O protocolo que se segue numa assembleia pode ser mais formal ou menos formal dependendo da ocasião (se de tranquilidade ou de polêmica). Mas uma assembleia tem de ter suas formalidades, uma vez que excessos de informalidades podem comprometer a legitimidade da assembleia. Isto é, a assembleia pode perde seus efeitos legais juridicamente e vira apenas uma conversa entre amigos ou bate-boca entre adversários. É muito importante que a mesa condutora dos trabalhos (presidente, secretário e auxiliares) procure estabelecer um clima de confiança e tranquilidade entre os presentes. Às vezes isso é possível, às vezes não. O fundamental é que seja estabelecido um clima de respeito entre os presentes, ou seja, respeito ao contraditório.

Para a mesa condutora dos trabalhos, é obrigatório o estabelecimento do presidente e do secretário da assembleia, podendo ser nomeados/solicitados auxiliares para ajudar, caso o presidente e o secretário não possam realizar tais tarefas conjuntamente.

O presidente da assembleia não precisa ser necessariamente o presidente da entidade em questão ou da instância administrativa, isto é, aquele que convocou a assembleia. Por isso não se deve confundir presidência da assembleia com a presidência da entidade, mas se o presidente da entidade puder presidir os trabalhos é melhor.

Numa assembleia em que prevaleça a democracia, todos os presentes, inclusive os componentes da mesa condutora dos trabalhos têm direito a expressar seus posicionamentos pessoais, uma vez que o respeito ao contraditório foi estabelecido inicialmente como princípio norteador da assembleia. Em se tendo clareza do que significa respeito ao contraditório, os participantes da reunião estarão aptos a expressar a sua opinião, bem como ouvir o ponto de vista do outro ainda que este seja divergente do seu, aguardando o seu tempo para falar. É mais produtivo para o grupo quando as falas se dão num sentido de uma reflexão ampla, abrangendo vários pontos, e não como um pingue-pongue.

O responsável pela convocação da assembleia deverá divulgar e organizar o espaço. Mas cada trabalhador (a) deve ajudar a mobilizar para que a assembleia aconteça com o maior numero de participantes. Deve-se divulgar a assembleia com o período de antecedência definido pelo estatuto da entidade. A divulgação deverá ser feita por meio de comunicação (Informativo e pagina de internet da entidade, jornal local, email de associados) objetivando a máxima publicidade e o respeito à legalidade. Nessa divulgação, devem constar os pontos de pauta propostos a serem discutidos, bem como o local, data e horário das convocações.

O presidente da Assembleia deve fazer cumprir a legalidade, mas acima de tudo deve garantir o cumprimento do estatuto da entidade.

De modo geral, uma assembleia deve passar pelas seguintes etapas:

1) Início dos trabalhos, apresentação (são os preâmbulos):
 
A pessoa que convocou a assembleia e vai iniciar os trabalhos. Começa falando, pedindo a atenção dos presentes, dizendo que a assembleia vai começar, cumprimentando os presentes, se apresentando pessoalmente e propondo a eleição da mesa que ira dirigir a assembleia. Eleita a mesa o presidente da assembleia dá início aos trabalhos juntamente com o secretário (a) e auxiliares, fazendo esclarecimentos sobre como a assembleia será conduzida, sobre a duração e sobre outros esclarecimentos que julgar necessários de modo a estabelecer um clima de confiança e tranquilidade.
Dentre outros requisitos necessários ao bom andamento da assembleia, pode-se estabelecer um tempo para informes, caso o plenário da assembleia entenda oportuno e necessário.

Ao presidente da mesa da assembleia Compete-lhe a condução da Assembleia. Dirige e orienta os trabalhos, sendo o responsável legal pela atuação social. É o órgão executivo (da mesa).

Ao secretário da mesa da assembleia Cabe-lhe tomar apontamentos para realizar a ata; ler à assembleia os documentos remetidos à mesa durante a sessão; proceder à contagem das votações. O secretário é o órgão administrativo.

Ao auxiliares da mesa da assembleia Cabe-lhes ajudar a fazer as inscrições de falas, controlar o tempo das falas, verifica quórum e contagem de votos.

A ata é o relatório oficial do que se passou e decidiu na assembleia. Deve ser elaborada pelo secretário, em um livro próprio para o feito, com páginas numeradas e rubricadas pelo presidente, ou em computador. Ao final das votações, para encerramento dos trabalhos as atas devem ser lidas, aprovadas e assinadas pelo presidente a assembleia e pelo secretário. A ata pode ser lida e aprovada na própria assembleia ou em forma de minuta. A assembleia também pode deliberar um voto de confiança para a elaboração e aprovação da mesma. Qualquer associado pode ter acesso às atas e qualquer reclamação pode ser dirigida a presidência da mesa. Qualquer irregularidade ou queixa pode ser comunicada ao Ministério Público.

2) Aprovação da pauta (a reunião começa efetivamente com a aprovação da pauta):
 
A exceção das assembleias especifica de alterações estatutárias, eleições de diretoria e das convocadas por associados conforme previsto em estatuto, o presidente da assembleia lê a pauta, consulta se os presentes querem incluir, excluir ou permutar pontos da pauta. Na pauta da convocação, em geral é previsto um ponto para outros assuntos, justamente para viabilizar ajustes de última hora.

O que pode acontecer:

1.      Todos concordam com a pauta. Neste caso a pauta é votada simbólica ou explicitamente, dependendo da ocasião e o presidente prossegue com os trabalhos respeitando os pontos da pauta.
2.      Alguém pede modificação (inclusão, exclusão ou permutação de pontos). O presidente da assembleia consulta os demais presentes para ver se concordam com a modificação solicitada.

2.1) Se houver consenso entre os presentes a respeito da modificação solicitada, a nova pauta é votada e o presidente prossegue com os trabalhos respeitando os pontos da pauta atualizada.

2.2) Se não houver consenso quanto ao pedido de modificação da pauta, o presidente viabiliza o contraditório, abrindo falas de defesa e de não-defesa a respeito da modificação. Quando os presentes se sentirem esclarecidos das questões implicadas na modificação ou não modificação da pauta, esta é votada.

2.3) Se o consenso foi estabelecido, a votação pode ser simbólica. Caso contrário, a votação deve ser formalizada.

3) Prosseguimento dos trabalhos.
 
Definida a pauta o presidente da mesa, devera ler as pautas do dia e, uma por uma, abrirá o debate. Prossegui com os trabalhos respeitando os pontos da pauta e sempre buscando obter/explicitar como serão os encaminhamentos futuros das questões referentes ao respectivo ponto em debate.

Ordem dos trabalhos É a sequencia e o conjunto dos assuntos da pauta que constituem o objeto dos trabalhos da assembleia. Ao entrar no período da ordem de trabalhos, o presidente deve começar por fazer a leitura do aviso de convocatória, ou então um dos secretários.

Os meios de discussão Para uso da palavra, qualquer membro da assembleia deve, previamente, inscrever-se junto do secretário da mesa, aguardando que o presidente lhe conceda a palavra.

As proposições ou propostas destinam-se a propor, criar situações de fato, aperfeiçoá-las e modificá-las.

A votação é a forma de manifestar a opinião pessoal ou coletiva, através do voto; Os componentes da mesa também votam. Nas eleições secretas, fazem-no em primeiro lugar, enquanto que, nas eleições abertas, fazem-no em último lugar, precisamente para não influenciarem os restantes votantes. Apurado o número de votos a favor, contra e abstenções, o presidente anuncia-os proclamando os resultados.

Durante a votação, recomenda-se o seguinte encaminhamento de falas:

Defesa da proposta A, Defesa da proposta B..... Defesa da proposta N;
Em votação: favoráveis à proposta A levantem a mão, por favor, (Contagem e registro);
Em votação: favoráveis à proposta B levantem a mão, por favor, (Contagem e registro);
Em votação: favoráveis à proposta N levantem a mão, por favor, (Contagem e registro);
Abstenções, levantem a mão, por favor, (Contagem e registro);

Encerrada a votação. Registrar os votos na proposta A, os votos na proposta B, os votos na proposta N e o número de abstenções. Declarar aprovada a proposta A, B ou N. Aquela que obteve a maioria dos votos.

A votação pode ser feita na generalidade ou na especificidade. Na generalidade sistematiza-se todas as propostas e proposições discutidas nos debates e faz-se uma votação simbólica geral. Na especificidade a votação ocorre individualmente por cada proposição ou proposta votando uma a uma.

Para finalizar, muitos pensam que o ato de abster-se de votar quando se trata de questão polêmica é sinônimo de altivez de pensamento. Vale lembrar que na Grécia antiga era proibido aos senadores abster-se de expressar seu voto quando se tratava de questões polêmicas.

A moção É o documento, ou meio de trabalho, que se destina a estabelecer princípios, conceitos, de orientação e doutrina, visando fundamentalmente o impedimento da discussão, quer pela inutilização ou afastamento dela. Pode também afastar questões prejudiciais que possam impedir a discussão.

O requerimento é um meio de trabalho, geralmente destinado a intervenções ligeiras, verbais ou escritas, podendo ser objeto de uma inscrição especial. O requerimento não pode ser fundamentado nem motivado, devendo ser objetivo e direto ao pretendido, e votado sem discussão.

4) Conclusão e encerramento da assembleia:
 
Após a votação dos assuntos que foram objeto da ordem dos trabalhos, nada mais há a tratar, tendo-se esgotado a atividade da assembleia. Surgem então duas hipóteses: ou se faz a ata de momento, que pode ser também uma minuta de deliberações, ou esta é feita posteriormente para ser referendada na próxima assembleia quando devera ser lida e aprovada antes do inicio dos trabalhos da nova assembleia. Cumprido os pontos da pauta ou esclarecido como ficam os encaminhamentos dos pontos não cumpridos, o presidente da assembleia agradece a presença de todos e encerra.

Observações gerais:
 
Durante a assembleia, no calor do debate, às vezes perde-se o foco dos trabalhos ou a mesa condutora fica sem clareza de como deve proceder. Nesses momentos, algum dos presentes pode solicitar questão de ordem, questão de encaminhamento ou questão de esclarecimento.

Questão de ordem:
 
Este tipo de questão precede às demais. Isto é, é superior às questões de encaminhamentos e às de esclarecimentos.
É relativa ao restabelecimento da ordem dos trabalhos, isto é, de como os trabalhos devem ser conduzidos naquele momento até que a ordem seja restabelecida.
Ordem aqui tem o significado de que os presentes voltem a concordar com os procedimentos relativos à condução dos trabalhos pré estabelecidos.
Este tipo de questão só pode ser solicitado quando a assembleia se transforma em uma completa confusão e a mesa condutora dos trabalhos dá sinais claros de que perdeu o controle da condução.

Questão de esclarecimento:
 
Este tipo de questão precede às de encaminhamentos, uma vez que não se pode votar algo sem que os presentes estejam esclarecidos satisfatoriamente a respeito do que está sendo votado.

Questão de encaminhamento:
 
É relativa à apresentação de propostas de como ficam os encaminhamentos futuros da questão em debate.

Materiais Necessários - livro de atas, ou computador e todos os acessórios necessários ao bom andamento dos trabalhos e conclusão da assembleia.

Após o encerramento da assembleia:
 
Propiciar um espaço de avaliação sobre a assembleia e o processo de debate.
Dinâmica sugerida: passar um objeto com as pessoas em roda. Quem estiver com o objeto estará com a palavra e deve completar, oralmente, três frases: “Eu elogio...”, “Eu critico...” e “Eu proponho...”, relacionadas à assembleia realizada.

Composição da mesa diretora da assembleia, abertura da assembleia com a leitura da ordem do dia, informes e esclarecimentos a assembleia, discussão dos itens da convocação e regras de funcionamento da assembleia.

Outras fontes subsidiarias de regulamentação sindical estão no Código Civil, na CLT e na legislação eleitoral do pais.

Este texto é uma compilação de vários textos pesquisados de vários autores.

32 comentários:

  1. Este é o caminho.

    Primeiro conheçer para poder desenvolver o próprio entendimento do assunto.

    Segundo perseguir a aplicação do conhecimento e compreensão desenvolvidos.

    Começaremos pela eleição da mesa que ira dirigir as assembleias sem manipulação e sem desrespeitar a soberania da mesma.

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  2. Como anda o processo no ministério público,porque não publicam o número para que acompanhemos?Pergunto a qualquer um da chapa 02,ou outros envolvidos.

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  3. Link do documento enviado a prefeitura com os nomes dos membros do sindicato que compõem a mesa permanente para negociar as alterações do PCCV:

    http://sindsec.org/pdf/oficio%2039%20de%202014.pdf

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  4. O auxílio alimentação não iria para R$11,22???? Por que foi para R$11,00????

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  5. SERVIDOR PARTICIPAVO3 de junho de 2014 às 09:39

    A TODOS QUE QUEIRAM TRABALHAR!!!
    "A diretoria do SINDSEC com os membros da mesa permanente solicitaram o pagamento do salário com o reajuste e retroativo ainda no mês maio. Entendemos as dificuldades do governo no âmbito técnico. Contudo o governo conseguiu fazer a folha para esse mês. além do reajuste acordado de 7,32%, houve o aumento de 2.5% de uma letra para outra, com retroativo de transporte e alimentação. A grande noticia foi a conquista da diferença que reclamamos do pessoal de 40hs semanais. O PCCV Lei 874-2008 estabeleceu uma diferença de 33,33% para a carga horária de 30 para 40hs semanais. Conseguimos corrigir uma distorção importante no salário de todos os servidores com carga horária de 40hs, incluindo os servidores que fizeram o concurso publico de 2010." Do site do SINDSEC.
    Será que foi um golpe de sorte ou uma demonstração de competência e forte influência, da diretoria do SINDSEC( apesar da aunsência do seu presidente no momento da entrega da ata), e/ou respeito da prefeitura ao servidor e ao SINDICATO. Vejo como uma grande conquista e espero que seja assim durante tudo o ano com a mesa permanente. Devemos levar nossas solicitações e anseios até o SINDICATO, sempre de formo protocolada, e manter a vigilha nas deliberações da diretoria e sua COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE.
    Tem muita gente de BOCA ABERTA E QUEIXO CAIDO, por ter recebido todos os auxílios e retroativamente em tempo recorde, além do ganho extra com o aumento da faixa das letras do PCCV e do aumento do auxílio transporte para os que residem em CAMAÇARI. Deixem o queixo e a boca de fora e venham trabalhar para o servidor, para a coletvidade e juntos seremos uma categoria mais forte e vitoriosa. Porque a vida e os problemas continuam, e ainda temos muito a evoluir, e tudo isso é a passos lentos e curtos, desta forma devemos ser permanentes e não apenas periódicos nas campanhas salarias, quando temos os micro fones e uma parcela de servidores no auditório.
    UM ABRAÇO DO "SERVIDOR PARTICIPATIVO".

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    1. Eu acredito em Papai noel,Saci Perere,e Voce.Rapaz com este sindicato in
      competente,o servidor tem que ficar de queixo caido quando rece o que lhe é de direito.Que nem o presidente sabia que a prefeitura pagaria.

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  6. O sindicato ta fazendo reuniões com alguns servidores, vejam o link e vamos participar;
    http://sindsec.org/pdf/EDITAL%20DIA%2027.06.14.pdf
    Essa é só com os Agentes Comunitários, eles estão comprando um a um, é isso? Naõ entendi essa distinção..

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  7. CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO (SITE DO SINDSEC)

    Convocamos os Vigilantes, Guarda municipal e porteiros, para uma reunião no dia 18/07/14 às 14:30, com a finalidade de fazer parte das discussões da mesa permanente da campanha salarial de 2015.A reunião será realizada na sede do SINDSEC, rua do contorno 141, bairro 2 de julho. Conto com a presença de todos!

    Sendo uma convocação do SINDSEC todos os servidores integrantes dessa convocação devem comparecer, para posicionarem-se a respeito do que vai ser decidido. Quem não comparece perde inclusive o direito de reclamar judicialmente futuramente caso sinta-se prejudicado pelas decisões lá tomadas pelos presentes.

    Mesmo sabendo que as assembleias vem sendo conduzidas de forma antidemocráticas e autoritária por parte do presidente, ao impedir o direito de manifestação dos associados, manipulando e alterando as decisões de assembleias durante os registros de atas, ainda assim todos os servidores convocados devem comparecer.

    O Presidente do Sindsec esta tentando forjar artificialmente uma imagem de representatividade e atuação democrática para se defender nos processos, que os servidores insatisfeitos e cansados de seu autoritarismo e desrespeito, deram entrada na justiça e no ministério publico.

    Ele já realizou esse mesmo procedimento para os agentes de endemias, comunitários de saúde e recentemente convocou as merendeiras, se fosse realmente um sindicato democrático e representativo da vontade dos servidores, esses procedimentos resultariam e uma fortalecimento da categoria, mas nos conhecemos de longas datas que o SINDSEC tem uma atuação antidemocrática e autoritária.

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  8. O servidor da Prefeitura de Camaçari está abandonado a própria sorte.

    Ta tudo muito estranho... O Sindicato aparenta frear o pleito dos servidores quando diz que os auxílios não podem ser equiparados 1 ano antes do acordo, afinal acordo é acordo né? Temos PALAVRA! Parece até sindicato da Prefeitura... Convoca classes distintas separadamente, ok mas duvido que chamem os Assistentes Administrativos e demais da Classe 2 para uma reunião, mesmo ocorrendo a distorção do PCCV, onde os servidores de cargos com pré-requisito Nível Médio têm vencimento MENOR que os servidores de cargos com pré-requisito Nível Fundamental se ambos tiverem nível médio. Essa distorção só existem justamente entre as Classes 1 e 2.

    O Prefeito dá o reajuste e ainda faz uma "gracinha" ao corrigir alguns erros do PCCV. Estranho que quando ele era Secretário da SECAD, o PCCV foi elaborado e alterado com esses e outros erros que continuam. Enfim, antes tarde do que nunca. Como eu não vi nada no site do sindicato pleiteando essas correções antes delas ocorrerem, isso da a impressão que a Prefeitura dá mais do que o sindicato pediu.

    O grupo que concorreu a Presidência do Sindicato com o atual Presidente, parece que depois da eleição sindical sumiram. E outra, evidente que o apoio que receberam de algumas pessoas que não são servidores efetivos tem que ter uma contra partida, seja lá de que forma for essa reciprocidade. E com pessoas ligadas a Partidos Políticos, não deve ser diferente. Ainda assim é o grupo que eu VI LUTANDO desde a conquista dos auxílios transporte e alimentação e foi com o apoio deles e dessas pessoas "de fora da Prefeitura" que ganhamos visibilidade e a conquista.

    Juntando tudo isso, às vezes bate um desânimo, uma desilusão. A distorção do vencimento dos cargos de nível médio provoca um clima não muito bom entre servidores de Classes 1 e 2, que são s que mais atuam nos pleitos. A Prefeitura corrigir alguns pontos do PCCV culminando em um pouquinho de aumento, sem avisar, e o Sindicato frear nosso pedido de antecipação de auxílios dá a impressão que o Sindicato defende mais a Prefeitura do que os próprios servidores... Tudo isso provoca uma desestabilização na mobilização (que já é pouca). Para a Prefeitura, está tudo ótimo, dão um "agradozinho" a mais, pagam o retroativo antes do prometido e já nos conquistam. Enquanto os poucos servidores que lutam pelas melhorias se desentendem entre si e com o sindicato, perdendo coesão, iremos sempre ter apenas o que eles acham que devemos ter, e não o que realmente sabemos que precisamos. Não queremos ganhar salários extraordinários, queremos apenas ter um auxílio transporte que pague o transporte de fato.

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  9. Enquanto houver esperança havera luta,portanto companheiro,não desanime é que precisamos tomar folego para continuar a batalha,pois a guerra não esta perdida(A LUTA CONTINUA).
    Membro da chapa 2.

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    1. VALEU!

      Perdi um tempão escrevendo mas perdi o comentário. É melhor assim, pois ia falar impressões ruins sobre a administração municipal, o sindicato e a chapa 2. Deixa queto.

      Só pra saber, o servidor que compõe a comissão do PCCV do sindicato é mesmo comissionado?? Não tenho nada contra os comissionados e, provavelmente o servidor citado deve ser competente.Porém sabemos que para ter um cargo comissionado não basta ser competente, tem que ter alinhamento com a gestão atual, ter um padrinho forte ou suar a camisa nas eleições. Conheço vários servidores competentes, que inovaram, fazem ótimos trabalhos mas não são reconhecidos. Eles não são da oposição, são neutros politicamente, apenas não têm um padrinho forte nem propuseram suar a camisa nas campanhas. Esse membro da comissão do PCCV do sindicato, se estiver entre o alinhamento da gestão e os interesses dos servidores, irá colocar em risco seu cargo comissionado em prol da coletividade?? Não me digam que uma coisa não tem nada a ver com a outra,pois existem inúmeros com a mesma qualificação e talvez até com mais preparo. O alinhamento com a gestão é fundamental para a manutenção do cargo comissionado. Esse cidadão será capaz de peitar uma decisão da gestão caso necessário?

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  10. No site do SINDSEC:

    CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO!!
    convocamos os Merendeiros, para uma reunião no dia 25/07/2014 às 14:30, com a finalidade de fazer parte das discussões da mesa permanente da campanha salarial de 2015.A reunião será realizada na sede do SINDSEC, rua do contorno 141, bairro 2 de julho. Conto com a presença de todos!


    Aguardo a convocação de reunião com os Assistentes Administrativos e demais da Classe 2 "com a finalidade de fazer parte das discussões da mesa permanente da campanha salarial de 2015". Eu não quero nada demais, apenas JUSTIÇA E LÓGICA. Se eu tenho o nível médio e ocupo cargo de pr-e requisito de nível médio não posso ter vencimento menor que servidores ocupantes de cargo de nível fundamental que possuem nível médio. Se ambas as classes (1 e 2) possuem nível médio por que a Classe 2 recebe menos? Sou de cargo de nível médio. Querer ganhar pelo menos o mesmo vencimento do cargo de nível fundamental que possui nível médio é demais?

    Já ouvi a conversa de que um Representante do Governo, na época de negociações passadas, disse que isso ocorre pra estimular o pessoal de nível fundamental a estudar e talz... Mas essa teoria cai por terra quando analisamos a tabela de vencimentos. TODAS as promoções de Nível possui um avanço de um valor entre 34,48% e 34,49%, estando mais perto de 34,49%. A margem de erro será de apenas centavos. Isso ocorre até no avanço do Nível II pro Nível III pros cargos de nível superior. Então não trata-se de um incentivo específico para a carreira de nivel fundamental. O avanço por nível de escolaridade tem uma porcentagem padrão. O erro está na porcentagem entre o cargo de nível fundamental e superior, que possui uma diferença de cerca de 15% se não me engano, enquanto a diferença entre a Classe 2 e a Classe 3 é de mais de 50% e entre a Classe 3 e a Classe 4 é de cerca de 80%. Ora, se a diferença entre a Classe 1 e Classe 2 é apenas cerca de 15%,logicamente está defasado e inferior a promoção de nível (~34,49%)

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  11. O SINDSEC está convocando todos os servidores da CLASSE 4 do PCCV, para uma assembléia dia 01/08/2014 as 14 hrs na sua sede. Vamos ver o que será nessa reunião. Vai ter uma eleição de representantes (delegados) e é por ai que vamos fazer valer as nossas pendências do PCCV, que está adormecido !?
    UNIDOS SEREMOS MAIOR QUE QUALQUER SINDICATO OU GOVERNO!!!!

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  12. Senhores (as),

    Não sou servidor da CLASSE 4, porém tenho uma sugestão para quem é. O PCCV na origem, para a Classe 4 previa promoção pro Nível II com pós-graduação a nível de especialização. Atualmente, tanto a especialização quanto o mestrado equivalem ao mesmo nível para efeito de promoção (Nível II). Todos sabemos que um curso lato sensu (especialização) tem aprofundamento diferente do stricto sensu (mestrado p ex.). Acho que deveria ser Nível II (especialização Nível III (mestrado) e criação de um nível IV (doutorado). Sabemos que é difícil obter as últimas titulações, porém não é algo impossível.

    Saiu convocação também para servidores das Classes 1 e 2, na área de Educação

    CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO!!
    convocamos os Assistentes de Creche; Auxiliares de Disciplinas;Monitores de Informática; Secretaria Escolar, para uma reunião no dia 15/08/2014 às 14:30h, Para tratar de eleição de representação desse segmento profissional, com a finalidade de auxiliar os diretores da mesa permanente da campanha salarial 2015.A reunião será realizada na sede do SINDSEC, rua do contorno 141, bairro 2 de julho. CONTO COM A PRESENÇA DE TODOS!!!


    Também espero a convocação para Assistentes Administrativos

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    1. ESSE DIA (15/08//2014) VÃO COBRAR INGRESSO PRA VER CARLOS LEVY DENTRO DA SEDE DO SINDSEC (JÁ QUE ELE É AUXILIAR DE DISCIPLINA). KKKK

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  13. SAIU CONVOCAÇÃO P/ STT, QUERO VER QUEM VAI SER OS HOMENS E AS MULHERES DA STT QUE VÃO PEITAR AQUELE PEQUENO GRUPO POLÍTICO QUE EXISTE DENTRO DA STT E SE APRESENTAR NESTA ASSEMBLÉIA. SEGUE CONVOCAÇÃO DO SINDSEC, O EDITAL JÁ FOI ENTREGA LA NA SEDE DA STT.
    "Convocamos os servidores da STT, para uma reunião no dia 08/08/2014 às 14:30h, Para tratar de eleição de representação desse segmento profissional, com a finalidade de auxiliar os diretores da mesa permanente da campanha salarial 2015.A reunião será realizada na sede do SINDSEC, rua do contorno 141, bairro 2 de julho. CONTO COM A PRESENÇA DE TODOS!!!"
    NÃO IREI TEMER E IREI PARTICIPAR. SOU AGENTE DE TRÂNSITO NOVO E VOU ME APRESENTAR P/ REPRESENTAR MINHA CATEGORIA QUE SOFRE EMBAIXO DE SOFRE E CHUVA. E NÃO VÃO SER INTERESSES INDIVIDUAIS QUE VÃO ATRAPALHAR A NOSSA CARREIRA. VAMOS APROVEITAR ESTA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES E MUDAR O RUMO DA NOSSA CATEGORIA QUE SÓ SOFRE COM ESSES PILANTRAS POLÍTICOS.

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    1. Ainda que não nos sintamos representados deve-se fazer presente e se posicionar.

      Veja que essas convocações aparentemente visa representatividade dos servidores no SINDSEC, mas convoca-se As secretaria escolares que são cargos comissionados como sendo parte do grupo 2 do PCCV quando em verdade os secretários escolares não fazem parte deste grupo e não se diga que estes representam a categoria de profissionais da educação, pois as merendeiras foram convocadas separadas e os assistentes administrativos que atuam nas escolas estão de fora dessa convocação. Com certeza existem objetivos escusos nessa aglomeração de secretários escolares juntos com auxiliares de disciplinas, quem sabe o objetivo seja neutralizar a rejeição desses representantes do SINDSEC pelos auxiliares de disciplinas, entre eles o Sr Carlos Levy.

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    2. Também observei que convocaram Secretarias Escolares, que são cargos em comissão. Não trabalho na SEDUC mas imagino que a maioria, se não todas as Secretarias Escolares sejam servidores efetivos.

      E ealmente merendeiros (as) que são da Educação foram convocados separadamente dessa leva e sozinhos, sem nenhuma outra categoria. Imagino que é um pleito antigo deles, a insalubridade se não me engano. Não quero discutir o mérito, aliás não acho legal "colocar o dedo no sorvete do colega", mas que existe interesses isso é fato. Cabe a nós usarmos a oportunidade e colocarmos nossa opinião.

      Essas convocações tem seu lado bom e seu lado ruim. O lado bom é a abertura do diálogo. O lado ruim é a segregação da classe. Servidores mobilizadores, que já são poucos, passam a ficar divididos. Cada um pensando no seu lado, aceita alguma melhoria pra sua categoria e pleitos coletivos, a exemplo de plano de saúde, auxilio alimentação pra quem é 30 horas, dentre outros ficam de lado.

      VÃO PARA AS REUNIÕES DE SUA CATEGORIA PARA FORTALECÊ-LA. MAS NÃO ESQUEÇAM QUE OS AUXÍLIOS TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO (P 40H) SÓ FORAM OBTIDOS DEVIDO A MOBILIZAÇÃO DAS DIVERSAS CLASSES UNIDAS. UNIDOS JÁ SOMOS POUCOS, SEPARADOS SOMOS MENORES AINDA. É SÓ UM LEMBRETE.

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  14. PORTARIA Nº. 57/2014
    DE 22 DE JULHO DE 2014
    A SECRETÁRIA MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO DE
    CAMAÇARI, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas
    atribuições legais,
    RESOLVE,
    REVOGAR a portaria n° 051/2014 de 09 de Junho de 2014,
    que nomeia a Comissão de revisão, atualização e reedição
    das Leis Municipais n° 407/1998 – Estatuto de Servidor e n°
    874/2008 – PCCV – Plano de Carreira, Cargos e
    Vencimentos.
    Esta Portaria entrará em vigor na data da sua publicação,
    revogadas as disposições em contrário.
    PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
    GABINETE DA SECRETÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO DO
    MUNICÍPIO DE CAMAÇARI, EM 22 DE JULHO DE 2014.
    LEZINEIDE ANDRADE C. SANTOS
    SECRETÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO

    Fonte: http://www.camacari.ba.gov.br/2010/jornal/3007140107271.pdf

    Realmente está tudo muito estranho como disse um colega acima. Não vejo motivo para constituírem uma comissão para modificações no Estatuto e PCCV e, 1 mês depois revogar a portaria. Não tinha prazo para encerrar os trabalhos. Mas, se a Secretaria da Administração quis revogar a portaria para alteração do Estatuto e PCCV, respeito a discricionariedade dela. Mas estou ciente que o Estatuto e o PCCV poderão ser alterado e nós, servidores, só tomarmos ciência depois da publicação, como fizeram com a regulamentação da Licença Prêmio e alterações do PCCV. Lógico que vocês sabem que prepostos do Governo Municipal de Camaçari acompanham esse Blog né? Quem é do concurso de 2007 e acompanhava o Fórum do PciConcursos na época que um colega relatou uma vantagem específica sabe do que estou falando. Contudo, mesmo sendo acompanhados, esse blog desempenha um papel importantíssimo e não deve ser abandonado, visto que é um dos poucos lugares em que nos mantemos atualizados e nos comunicamos.

    COMPAREÇAM AS REUNIÕES. É IMPORTANTE CADA UM TENTAR FORTALECER SUAS CATEGORIAS. MAS NA ÉPOCA DA CAMPANHA SALARIAL LEMBREM-SE QUE A FORÇA ESTÁ NA UNIÃO, E NÃO NA SEGREGAÇÃO.

    Falando nisso, ninguém disse como essas reuniões do sindicato são conduzidas ne? O "GUARDA DA ORLA", que postou aqui, poderia dizer como que ta o negócio por lá? ^^

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  15. POR QUÊ ? OS SERVIDORES DA CÂMARA TÊM O NÍVEL III, E OS DA PREFEITURA NÃO TEM?


    Veja A Tabela de vencimentos dos cargos da Câmara Municipal publicada em 2011 no Diário Oficial do Município n. 349.

    Trata-se de uma injustiça cometida no ano de 2010, quando foi aprovada a lei 1.055, que estabelece o Plano de Cargos da Câmara. O nível 3 (válido após completar-se a pós-graduação de 360 horas) foi mantido para os servidores da Câmara, enquanto que o dos servidores da Prefeitura foi retirado no Plano de Cargos de 2008, sem nenhuma justificativa legal. Qual a justificativa? Ora senão privilegiar os funcionários da Câmara Municipal!

    Um claro desrespeito à lei 874/98, artigo 214, que estabelece o PRINCÍPIO DA ISONOMIA DE REMUNERAÇÃO.
    Desrespeito ao artigo 24 da lei Orgânica, que estabelece o PRINCÍPIO DE IRREDUTIBILDADE DE VENCIMENTOS.

    Onde está o sindicato? Precisamos tomar providências. Os servidores de nível fundamental, médio e técnico da Prefeitura também exigem os mesmos direitos que os servidores da Câmara; exigimos o direito de poder nos enquadrar no Nível 3. >>> PREFEITO, RESPEITE A LEI! <<<<

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  16. Acho um absurdo a forma como o sindicato defende a prefeitura e quer fazer a categoria aceitar de qualquer forma as propostas oferecidas, ainda que elas sejam injustas e bem menores que as que foram dadas aos professores... Agora o SINDSEC colocou no site que os auditores saíram da greve, para passar uma ideia de que o movimento está perdendo força, objetivando aceitação da proposta... Entra ano e sai ano, e continuamos recebendo reajustes bem menores que os professores. Não podemos aceitar mais isso!

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    1. POSTARAM AGORA NO SINDSEC.ORG FALANDO QUE A GREVE DE LAURO DE FREITAS FOI CONSIDERADA ILEGAL. O QUE OS SERVIDORES DE CAMAÇARI TEM COM ISSO? É MAIS UMA VEZ A CORJA DO SINDICATO TENTANDO FAZER A CATEGORIA ACEITAR O QUE A PREFEITURA QUER. UMA PREFEITURA QUE ARRECADA UM VALOR ALTÍSSIMO E QUE NÃO VALORIZA O SERVIDOR. USAM A SUPOSTA CRISE COMO DESCULPA, MAS A ARRECADAÇÃO SUPEROU AS EXPECTATIVAS, PASSANDO LONGE DE QUALQUER CRISE, O QUE FOI ATÉ DIVULGADO PELA PREFEITURA. ISSO SOMADO AO FATO DO SINDICATO SER COMPRADO.

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    2. Cada caso é um caso, mas deve ser por isso que a PMC já mandou o PL do reajuste, pra derrubar a greve.

      Não entendi o porquê da outra notícia no site do SINDSEC, falando do reajuste da Prefeitura de Salvador. Lá diz que os servidores tiveram reajuste de 6,59%, maior que o nosso, e os professores de 7,97%. Ou seja, em Salvador a diferença entre o reajuste do magistério e os demais não foi tão grande como a nossa, que é quase o dobro. E outra, em Salvador todos têm gratificação. Já por aqui, só SEFAZ tem PDF, só SESAU tem Produtividade. Falando nisso, no DOM nº 619, de 09 a 15 de maio de 2015, em meio a greve e a crise financeira, eis que surge a Lei Municipal 1379/ 2015, que cria a junta médica e institui uma gratificação de 40% para quem trabalha lá.

      Um assistente Administrativo, a depender da *sorte*, pode ter 50% a mais se for da SEFAZ, R$ 300 + Insalubridade se for da SESAU, 40% a mais se for da Junta Médica, alguns $$$$ a mais de Jeton se trabalhar na Licitação, ou mesmo amargurar num setor que não o queira com extensão de jornada de trabalho, de acordo com a conveniência e oportunidade da Administração. Ao invés de tratamentos diferenciados, acho que TODOS deveriam ter alguma gratificação de produtividade, principalmente os assistentes administrativos, que dão suporte a praticamente toda a Prefeitura, e vem tendo perdas financeiras sempre. Nunca são lembrados na hora de $$$$ mas na hora do trampo, sempre sobra pro assistente.

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  17. DEVERIA MUDAR O NOME DO SINDICATO DE SINDSEC PARA SIDMAR,SINDICATO DO SENHOR ADEMAR DELGADO SINDICATO SÓ SERVE OS INTERESSES DELE.

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  18. NA VERDADE TODOS ELES SÃO COMPRADOS SILVAL,NILSON;WILK GUERRA ,ESSE ULTIMO ASSIM QUE A CAMPANHA SALARIAL DO ANO PASSADO ACABOU ELE FOI PROMOVIDO A SUPERVISOR

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  19. SERVIDORES PÚBLICO COM 2 ANOS PODE SE ESCREVE NO BOLSA UNIVERSITÁRIA SAIO NO DIÁRIO DO MUNICÍPIO BOLSAS DE ATÉ 70% LEIA MAIS NA INTEGRA

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  20. kd o $O$???
    O GRUPINHO DO $O$ CORREU DO PAU QUANDO VIU O PREFEITO NA MESA... TEM UM VÍDEO QUE NENHUM DELES FALA NADA COM NADA...
    QUEM SÃO OS VENDIDOS $O$ OU SINDSEC? SÓ SEI QUE SE FOR PARA UM LADO O SERVIDOR TA LASCADO E SE FOR PRA OUTRO TA LASCADO TAMBÉM... AI DEU MERDA DE NOVO.

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  21. CARLOS SEDUC18 de junho de 2015 07:49.

    Nos servidores não precisamos ficar reféns de ninguém (Partidos, Centrais, Agremiações, Grupos, Diretoria do SINDSEC, SOS), precisamos aprender a nos reunir, conversar, decidir e agir em grupo, coletivamente.

    Fora dessa alternativa, acabaremos sempre reféns de grupos ou indivíduos, que no decorrer do tempo passam a sentirem-se senhores de si e da coletividade que um dia os elegeu.

    Nossa garantia é nossa união com reuniões regulares para debatermos os problemas, discutirmos as soluções, decidirmos o que fazer e partirmos para fazer coletivamente.

    Carlos Levy F. F. da Silva

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  22. Os dirigentes do SINDSEC têm cobrado a convocação dos concursados (aqueles que estão dentro do número de vagas) para as demais áreas contidas no edital do concurso 2013?

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  23. A greve de 2016 caminhando para 3 meses... E nada das negociações andarem!

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