sábado, 9 de março de 2013

Sindicato defendeu proposta melhor para o GOVERNO!



Caros servidores venho aqui para esclarecer alguns dados da proposta apresentada pela Prefeitura de Camaçari. Todos os dados apresentados foram retirados da ATA DE REUNIÃO disponibilizada pelo próprio Sindsec em seu site. 
Considero que a proposta apresentada pelo governo já é um bom sinal, uma vez que, pelo menos, o governo se mostra aberto a negociação e está reconhecendo a força do servidor. Mas não é por isso que vamos aceitar qualquer coisa e estamos dispostos a lutar por ganhos reais e imediatos.
Vamos lá, analisando as propostas da prefeitura podemos observar que o Governo nos deus 2 opções, onde uma irá compensar a outra (teoricamente), mas a OPÇÃO 1 demonstra ser mais vantajosa para os servidores, pois proporciona um aumento maior com relação a proposta 2. O grande problema é que o Auxilio transporte só será pago aos servidores que residem em Camaçari e região metropolitana e dessa forma os servidores que residem em Camaçari por exemplo só teriam o reajuste de 7% e nada mais. 

A questão é que dentre essas 2 propostas, a melhor seria a primeira trazendo um ganho de R$ 0,49 centavos a mais com relação a segunda proposta. Mas equivocadamente o sindicato, dizendo querer compensar quem não irá receber o transporte, apresentou e defendeu a OPÇÃO 2 em que o governo será beneficiado com uma economia de R$ 0,49 centavos por cada servidor. Na verdade se tem alguém que precisa ser compensado, são os servidores de 30 hs, que são maioria, recebem salários bem menores que o de 40 hs e além disso não recebem alimentação enquanto os de 40 hs recebem alimentação desde o ano passado. Outro ponto importante é que quem recebe alimentação, também irá receber transporte (SSA e RM) portanto sendo melhor a proposta mais vantajosa.
Porém o que vimos na quinta-feira foi o sindicato apresentar a OPÇÃO 2 e não repassou aos servidores a OPÇÃO 1 que, neste caso é melhor para a categoria. Solicitamos que todos cobrem do sindicato a apresentação dessa proposta que é, de fato, a melhor para os servidores. Além disso, a comissão do sindicato propôs a antecipação do Aux. Transporte de Junho para Maio, isso não vamos aceitar! O sindicato não pode propor nada sem a aprovação dos servidores, assim também o fez quando propôs 7% de reajuste sem consultar os seus associados. ISSO É UM ABSURDO!
 Exigimos um REAJUSTE MAIOR  e o pagamento do transporte a partir de JANEIRO de 2013 como ACORDO FECHADO EM 2012 E GARANTIDO EM ATA! ACORDO É PARA SER CUMPRIDO! 

Servidores fiquem atentos as propostas apresentadas. Leiam a ATA de reunião e comprovem os dados apresentados. Só não ver quem não quer. 

21 comentários:

  1. Gostaria que fosse corrigido na analise do colega acima que o governo já se dispôs a pagar o transporte para os servidores que residem em Salvador e região metropolitana, deixando de fora os servidores que residem em Camaçari.
    Por outro lado, o governo demonstra não querer reconhecer o direito dos servidores camaçariense, com isso se contradiz, pois sempre afirmou valorizar os servidores camaçariense e agora esta negando-lhes o transporte que é direito de todos nos. Sabemos que apenas os servidores que moram em Camaçari em locais distantes realmente necessitam do transporte.
    Em verdade o que este governo deveria fazer é estabelecer o critério de distancia entre a residência e o local de trabalho para pagar o que é de direito de todos os servidores, inclusive os servidores que residem em Camaçari, ou estabelecer a gratuidade em um acordo com os concessionários do sistema de transporte de Camaçari, onde se forneceria um cartão com direito a um numero de passagens mensais gratuitas que seriam pagas pela prefeitura aos concessionários do transporte.
    Alias já existe tecnologia disponível e em uso que possibilita aplicar este mesmo procedimento aos servidores que residem em salvador e região metropolitana a exemplo do Smart Card, eliminando-se a preocupação com os espertos de plantão, pois o cartão so seria usado de fato em dia de trabalho efetivo e no deslocamento de sua residência para o local de trabalho.
    Não vou defender nenhuma das duas propostas do governo, pois ela não atende ao mínimo de nossos direitos, mas permite-nos perceber como o governo e a comissão estão ávidos por encerrar as negociações sem aprofundar as discussões. Percebemos que se o governo demonstra disposição de reconhecer nossas reivindicações sem ao menos termos feito uma única paralisação é porque podem muito mais, se pressionarmos por meio de paralisações, protestos e greve no ultimo caso se não nos restar alternativa para termos nossas reivindicações atendidas.
    “Nossa comissão de negociações e a direção do SINDSEC, duvidas ???????” parece que foram cooptados pelo governo, visto que eles têm defendido insistentemente as propostas do governo como se fossem boas, e como para a comissão e a direção do SINDSEC estas propostas são boas então eles tentam manobrar para conseguir aprová-las mesmo que elas já tenha sido rejeitada pela assembléia da ultima quinta feira, eles defendem essas propostas sem ao menos termos feito um único dia de protesto e paralisação, sem deflagramos uma greve, isto esta acontecendo porque esta comissão não acredita na capacidade dos servidores fazerem uma greve forte como a do ano passado, pois também a comissão não se sente capaz de conduzir os servidores a uma greve forte com segurança e competência, é por essa razão que eles não estão investindo em mobilização dos servidores, limitam-se a postarem mensagens no site do SINDSEC, como se isso fosse suficiente para mobilizar os servidores, mas sabemos que os servidores necessitam da presença ostensiva e atuante dos membros da comissão de negociação e da direção do sindicato nos locais de trabalho, distribuindo informativos, convocando os servidores a comparecerem e esclarecendo a todos que é direito dos trabalhadores assegurados em lei e que não haverá punição pela participação nas assembléias, mobilizações e paralisações.
    Precisamos ficar muito atento as manobras e tentativas de aprovação das propostas em assembléia.

    ResponderExcluir
  2. concordo plenamente com o exposto pelo autor do post. ao estamos tendo escolha..a escolha e do sindicato..que alias;;;;que esta a frente dele? ratuidade no traansporte..
    sao membros vitalicios? o acordo do ano passado foie esquecido, nao temos o direito ao transporte, o que e um absurdo, somos meros desprezados pela administração...nao temos direitos..so obrigações pelo visto...creio que o bom senso seria que nos servidores de 30 horas deveriamos ter a melhorias. quando fomos empossados, nos avisam que quem mora em salvador nao tem direito a transporte, e agora esses que sao favorecidos? e cada uma...vamos mudar isso urgente...

    ResponderExcluir
  3. Concerteza essa proposta do governo NÃO atende aos anseios do servidor municipal. É no minimo desrespeitosa essa posição de pagar para os servidores que moram em salvador e não pagar nada aos servidores que moram em camaçari. O acordo fechado o ano passado foi a que o governo começaria a pagar o transporte a partir de Janeiro de 2013. ACORDO É PARA SER CUMPRIDO! qualquer proposta que não atenda a TODOS os servidores tem que ser levada as últimas consequências. Se o governo deseja greve, que seja feita a sua vontade.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com vcs, mas acho que devemos unir forças agora para que consigamos nosso intento que é TRANSPORTE PARA TODOS, EQUIPARAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COM OS PROFESSORES E UM REAJUSTE PALPÁVEL, entre outras coisas. Após a campanha salarial, aí sim , vamos correr atrás de melhorar a direção do nosso sindicato. Brigar agora vai fortalecer o governo, vamos lavar a roupa suja após nossas conquistas.

    ResponderExcluir
  5. A desculpa dos representantes do sindicato para dar predileção à proposta com o valor da alimentação maior (opção 2) é de que estão beneficiando os servidores que não receberiam o auxílio transporte, mas esquecem que mais de 60% dos servidores fazem 30 horas semanais, como o próprio sindicato disse na assembléia do dia 07/03, sendo assim, não receberiam auxílio alimentação. Está claro que querem beneficiar o governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esta correta sua observação quanto a 60% dos servidores em regime de 30 h0ras. quem falou neste percentual de servidores foi Sr. Carlos durante as explicações dos calculos estimados para o pagamento do transporte e alimentação a todos. Ele disse que fez essa consideração por estimativa para poder calcular quanto a prefeitura gastaria e que isso não comprometeria as contas da prefeitura.

      Ele mostrou que assim como no ano passado quando a prefeitura disse que não tinha dinheiro para pagar e no final devido a pressão da greve com o fechamento do centro administrativo, resolveu pagar a alimentação e o transporte a partir de janeiro de 2013, mas não cumpriu o acordo por incapacidade do Sr Silval que é um ignorante e não sabe fazer as coisas aconteçerem. Apesar de ter pago a alimentação em 2012 os relatorios da prefeitura em 2012 continuam mostrando que as contas estão muito bem, por isso vamos a greve para que eles cumpram o acordado no ano passado, e atendam as nossa pauta de 2013, reaajuste salarial e alimentação e transporte no mesmo valor dos professores.

      Excluir
    2. Mas nosso colega esta certo, os representantes do sindicato estão defendendo as propostas do governo porque assumiram com o governo que defenderiam, mas o que foi oferecido pelo governo em troca dessa defesa? quem souber morrer rsrsrsrsrsrsrsrsrssrsrs, foi oferecido cargos comissionados ? gratificações no salario? qual foi a moeda de troca entre governo e representantes do sindicato.

      E greve geral na cabeça pelo pagamento do transporte e alimentação para todos.

      Excluir
    3. ok. Mas independente dos sessenta e poucos porcento terem sidos estimados por Carlos ou pelo sindicato, ainda assim fica claro que a desculpa de que foi escolhida a opção com maior valor de auxílio alimentação e menor valor de transporte para beneficiar os que não recebeiram transporte não faz sentido, já que a maioria é servidor de 30 horas semanais e não receberia a alimentação. E não digo isso por ser servidor de 30 horas, até porque ano passado participei da greve mesmo sabendo que eu não ganharia a alimentação e fui até o fim. Quando participamos de um movimento temos que pensar de forma justa na maioria e não de forma individual ou favorecendo o governo. O que temos que exigir é alimentação e transporte igual ao dos professores e para todos os servidores, até porque quem mora em Camaçari também gasta com o deslocamento para o trabalho. Esse tipo de proposta é feita de forma pensada porque coloca quem faz 30h/semana contra quem faz 40h/semana, quem mora em Salvador/região metropolitana contra quem mora em Camaçari... O objetivo é enfraquecer o movimento. Não podemos aceitar!!!! Se quarta (13/03 às 15:00hrs) a proposta do governo continuar insatisfatória e injusta: Greve!!!!!

      Excluir
    4. Concordo com você anônimo de 10 de março de 2013 04:12.

      Não sei com precisão o real valor de percentual de servidores que estão sob regime de 30 horas nem dos que residem de fato em Camaçari ou região metropolitana ou Salvador, apenas fiz estas estimativas para poder calcular os valor que seriam gastos pela prefeitura para pagar nossos direitos como estamos reivindicando, e estimei de forma que os resultados ficassem em valores muito acima que os valores reais, de maneira que ficasse demonstrado que o pagamento desses valores não comprometeriam as contas da prefeitura, como de fato aconteceu em 2012, a prefeitura o tempo todo disse que não tinha condições de pagar, mas no final cedeu a pressão da greve e pagou a alimentação, assumindo o compromisso de pagar o transporte a partir de abril de 2013. Os relatórios de 2012 da prefeitura não deixam duvidas de que mesmo pagado a alimentação as contas da prefeitura continua firme e dentro dos parâmetros da lei de responsabilidade fiscal.

      Transporte e alimentação para todos nos mesmos valores dos professores.

      Excluir
    5. Corrigindo.

      O pagamento do transporte foi acordado para ser pago a partir de janeiro de 2013 e não de abril.

      Excluir
    6. Como citado na postagem acima, não consideramos a proposta boa justamente por não atingir a todos. Mas temos que frisar que os 30 hs são maioria e não recebem alimentação enquanto 40 hs recebe.
      Na verdade a alimentação tem que ser equiparada com o valor pago aos Professores e o transporte tem que ser pago também a quem mora em Camaçari. Mas qualquer que seja os beneficiados, temos que escolher a melhor proposta, a que apresenta maior ganho e no somatório fica evidente que a melhor é a OPÇÃO 1! Agora porque a comissão defende a proposta que favorece o governo? Porque a comissão propõe como contra proposta 7% de reajuste? Porque o sindicato não quer fazer GREVE? São as perguntas que fica no ar... Cabe a nós, servidores conscientes, cobrarmos explicações e defender a melhor proposta para a categoria.

      Excluir
  6. Realmente, é de se estranhar muito o fato de Silval e a comissão de negociações insistirem em reapresentarem as propostas do governo, mesmo após a assembléia de quinta feira ter rejeitado, isto indica que eles realmente consideram as propostas do governo satisfatórias e querem insistir em apresentá-las para rediscussão e aprovação em assembléia.

    Pergunto, se a proposta tivesse sido aprovada na quinta feira passada durante eles estariam insistindo em reapresentar essas propostas para discussão e rejeição pelos servidores? Claro que não, pois o que eles querem é obter a aprovação dessas propostas ruins, pois eles se comprometeram com o governo em defendê-las, por considerá-las satisfatórias. Para Silval qualquer ganho já o satisfaz, pois poderá apresentar seu discurso de campanha vitoriosa e tendo ele como “grande líder”, esse foi o discurso dele após o final da greve de 2012 onde ele acreditava que conseguiria votos dos servidores para sua eleição como vereador em reconhecimento de sua atuação no SINDSEC.

    ResponderExcluir
  7. Porque Silval e a comissão não postaram ate agora, nenhum comentário sobre o fato de as duas propostas terem sido rejeitadas em assembléia na quinta feira, não postaram nada sobre as decisões tomadas, quanto a exigência de que Edmilson fosse incluído na comissão de negociações, quanto ao dia de assembléia e paralisação aprovado, qual a razão dessas omissões..., mas apressaram-se em postar as propostas do governo para conhecimento dos servidores que não estavam na assembléia de quinta feira, isso indica uma manobra para tentar em nova assembléia uma aprovação e depois dizer que foram os servidores em assembléia que aprovaram a proposta.

    Esta situação leva-me a aumentar minhas desconfianças e descrença na condução dessas pessoas que não respeitam as decisões soberanas da assembléia, foi assim em relação a proposta de negociações aprovada na terca feira, quando manteve-se a mesma pauta de negociações sem alterações e a comissão sem consultar os servidores apresentaram uma contraproposta na mesa e acordaram com o governo a sua aprovação, contudo a proposta foi rejeitada.

    Lembro-me como Silval e Wilker defenderam o final da greve da campanha salarial passada de 2012 sobre o argumento de que não tínhamos mais tempo para continuar a greve sob risco de perdermos o que estava sendo oferecido e com a garantia de implementação do transporte a partir de janeiro de 2013 e que o governo não cumpriu e leva para a mesa de negociações como algo a ser negociado.

    O acordo é claro, o governo discutira os critérios para pagamento do transporte a surtir seus efeitos a partir de janeiro de 2013.

    A encenação já estava clara desde o boletim informativo do SINDSEC de outubro de 2012, onde consta a proposta de pauta de negociações salariais de 2013, em seu item numero 6 esta a reivindicação do auxilio transporte “Efeito da lei do transporte do magistério estendida a todos os servidores”, quando em verdade deveria constar a exigência do cumprimento da ata de encerramento da campanha 2012 que em seu item numero 5 tem, “Fica acordado que serão iniciados os trabalhos para o estabelecimento de critérios para concessão de benefícios ao Transporte, encaminhando para apreciação do legislativo, a tempo de que seu resultado ainda possa ser incluído na Lei Orçamentária, para surtir seus efeitos a partir de janeiro de 2013”, neste boletim também já consta a comissão crida por Silval, com as pessoas que ele acreditam que não irão discordar de suas posturas e irão apoiá-lo incondicionalmente como tem ocorrido, esta comissão serve apenas para passar a impressão de que os servidores estão representados na mesa de negociações, com o perdão da palavra nossos colegas presentes na comissão de negociações estão apenas servindo aos propósitos de Silval, pois no momento em que discordarem e quiserem manifestar sua discordância se tornarão indesejáveis.

    Com essa proposta de pauta para 2013 esta claro que Silval considerou como letra morta o acordo não cumprido, optando por deixá-lo no esquecimento e iniciar uma nova campanha de reivindicação do transporte, assim ele não teria que prestar esclarecimento e assumir a responsabilidade por sua incompetência e falta de compromisso com os servidores, pois no período em questão quando deveria estar empenhado em mobilizar os servidores para exigir a efetivação do transporte conforme acordado, ele Silval estava empenhado em sua campanha eleitora como candidato a vereador e apresentando-se como representante dos servidores sem que os servidores tivessem em assembléia o reconhecido como nosso representante.

    Ele demonstrou sua falta de compromisso com os servidores também quando destitui os membros da comissão sob a alegação de que a comissão o traiu e extrapolou sua finalidade, sozinho não teve competência para brigar pelo cumprimento do acordo, prejudicando com isso todos os servidores, que agora estão tendo que correr atrás do prejuízo, para exigir o cumprimento do acordo assinado na campanha de 2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo. Esse comportamento do presidente do sindicato, Sival, e do componente da comissão, Wilker, de querer aceitar qualquer proposta para terminar logo o movimento vem desde a greve passada. Como pode o sindicato e a comissão fazer uma proposta de reajuste de 7% durante a reunião do dia 07/03, sendo que os próprios servidores não aceitaram a mudança da pauta de reivindicação de 25% para 7%? Essa proposta foi recusada em votação em assembléia e foi aprovada a manutenção dos 25%!!!! O sindicato não tem autonomia para passar por cima das decisões da maioria, mas é exatamente isso que está acontecendo! Por isso temos todos que ir para a assembléia que ocorrerá quarta (13/03) às 15:00hrs!!!

      Excluir
  8. "Eu concordo com vcs, mas acho que devemos unir forças agora para que consigamos nosso intento que é TRANSPORTE PARA TODOS, EQUIPARAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COM OS PROFESSORES E UM REAJUSTE PALPÁVEL, entre outras coisas. Após a campanha salarial, aí sim , vamos correr atrás de melhorar a direção do nosso sindicato. Brigar agora vai fortalecer o governo, vamos lavar a roupa suja após nossas conquistas."

    Perfeita a sua colocação, sempre digo isso a todos com quem conversamos. O momento é de unirmos forças em pró da Campanha Salarial, não adianta ficar brigando porque isso só favorece o governo. Deixemos as diferenças pra depois, principalmente nas próximas eleições sindicais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você peca na avaliação apenas por deixar de considerar que o governo já conhece as fragilidades de nosso sindicato, bem como da falta de politização e combatividade dos servidores publico em geral, o que ele passou a temer foi um grupo de servidores que assumiram a condução das negociações em 2012 e cuido das estratégias de mobilização que resultou na greve com o fechamento do centro administrativo durante dois dias.

      E apenas esse grupo que o governo teme e por essa razão o interesse em encerrar rápido esta campanha, contando com a colaboração de Silval que também não tem interesse em que esse grupo assuma outra vez a condução da campanha salarial 2013, demonstrando na pratica que os servidores precisam e desejam realmente um grupo capacitado e competente para conduzir as lutas dos servidores, e ele Silval não esta capacitado para isso.

      Não sei porque você não consegue enxergar isso?

      O governo esta jogando com o interesse de Silval encerrar rápido estas negociações pelas razões já expostas e Silval se pudesse teria encerrado esta campanha na ultima quinta feira, e voltara a tentar logo logo rsrsrsrrssrsrsrsr, e lamentável perceber tudo isso e nada poder fazer sozinho, pois a maioria não entende, tão pouco percebe o que se passa e outros tem medo do que pode ocorrer e os rumos que as negociações podem tomar, outros tem outros interesses não declaraveis e por ai vai.

      Existe uma grande massa de servidores sem condução que aceitarão qualquer migalha porque tem medo de greve pois nunca enfrentaram uma, então qualquer ganho sem greve é melhor para eles, assim não se expoem e perdem privilegios que tem.

      Excluir
    2. Sabe tudo levy, em 2009,voçe sabe tudo não estava aqui e fizemos greve a primeira greve dos servidores publicos municipais,portanto voçe que carregar o mundo no ombro a humildade é o mais importante saber dos fortes,esta equipe de servidores que diz saber tudo tem que beber um poco desta fonte.

      Excluir
  9. Atenção!

    O desespero para encerrar as negociações subiu a cabeça do presidente do SINDSEC e sua corja de seguidores na comissão de negociações, agora estão apelando sem medo do ridículo kkkkkkkkkkkkkkk.

    Como esta sendo a encenação:

    1º O Site do SINDSEC: www.sindisec.org, esta com uma publicação convocando uma assembléia extraordinária para o dia 13/03/2013 as 15:00 na sede do SINDSEC, tendo como pauta a campanha salarial de 2013.

    A soberania das decisões de assembléia esta sendo desrespeitada mais uma vez (Sera que eles sabem o que significa soberania da assembleia rsrsrsrrsrsrsrsrs.

    2º Tinha ficado acordado na ultima assembléia de 07/03/2013, que só faríamos assembléia em (14/03/2013 Quinta feira), dia seguinte a reunião com o governo e que este dia seria um dia de paralisação e protestos dos servidores.

    3º Mas os cabeças ocas risos kkkkkkkkkkkk atendendo a interesses pessoais e individuais, alinhados com o interesse do governo de encerrar logo as negociações esta convocando esta assembléia extraordinária para o dia 13/03/2013.

    4º Ato final kkkkkkkk. Precisamos nos articular para neutralizar esta tentativa. Todos os servidores devem comparecer a esta assembléia do dia 13/03/2013.


    ResponderExcluir
  10. realmente estão tentando jogar o servidor de 30 hs contra o de 40hs... para mim é simples de se resolver é equiparação salarial para todos os funcionários públicos e pagamento de transporte e alimentação para todos. a prefeitura pode pagar sim.

    ResponderExcluir
  11. professores por favor aliem-se a nós e nos ajudem só por que vcs recebem o de vcs sem briga não podem nos ajudar??? quero ver um professor colocar a cara aqui e falar alguma coisa!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu fico pensando o que realmente esta acontecendo,pois caros amgos não existe almoço gratis,Levy,edmilson,e sua corja,estão prejudicando pais de familia que trabalham para sustebtar seus filhos e mulheres com esta briga pela presidencia do sindicato,ninguem é cego que silval.com sua corja,estão comendo do governo,mas tirar agora é tomar um tiro no pé,porque nosso sindicato não tem forca para brigar com a PMC e Sindsec,porque voçes estão querendo isto agora.o que tem por trás deste interesse boa coisa que não é,abram os olhos servidores,Levy,Silval,Edmilson,Wilker,CTB,PT, todos são patrão nos somos empregados e não devemos nos misturar,o feijão sobe desde janeiro e nosso aumento nçau tem data para sair,vamos ficar atras desta coja sofrendo???????

    ResponderExcluir